Acumular livros, objetos, coleções e todo tipo de lembranças é muito comum no cotidiano de algumas pessoas. Entretanto, em uma época de em que o desapego se tornou lucro, como em brechós virtuais, é inviável gastar energia e tempo com coisas que não têm função. Seguindo tal ideia, a decoração minimalista tornou-se cada vez mais comum em diversos ambientes.

O minimalismo é focado no mínimo, mas um mínimo extremamente útil que tem mais de uma função. Uma mesa que inclui armário, armários substituídos por prateleiras, entre outros. Para saber como implantar uma decoração minimalista e por onde começar, continue lendo esse artigo que a Pinheiro Tintas preparou para você.

Como montar uma casa com decoração minimalista

 

Utilize a iluminação natural

O minimalismo é um dos estilos de decoração que mais valoriza a luz natural, invadindo a casa por completo. Sendo assim, vãos grandes, cores claras e neutras na estrutura são necessárias. Cortinas e persianas de tecidos finos e com transparência, também garantem a leveza no ambiente.

Organização é essencial

A organização é um tópico fundamental em uma decoração minimalista. Nesse estilo, menos é mais e, caso o ambiente esteja desorganizado, o estilo acaba sufocado. Por isso, comece limpando os móveis, arrume as gavetas, jogue fora e doe o que não precisar mais. As roupas também fazem parte deste processo.

Ao adaptar o minimalismo é preciso ater-se apenas aos itens que possuem função, livrando-se de excessos. Dessa forma, é possível construir um ambiente organizado e harmônico.

Atenção ao decorar o espaço

 

Uma decoração sem molduras, sem muitos objetos ou itens decorativos, é uma das principais características de uma decoração minimalista. Em espaços com revestimentos, superfícies lisas e cores neutras devem conter apenas o essencial. Para oferecer um ambiente aconchegante, a presença de cores e materiais de acabamento fosco e madeira natural são recomendadas.

O contraste entre o branco e outras cores também pode ajudar a dar mais vida ao cômodo. Há, ainda, a opção de texturas agradáveis ao toque, a fim de aquecer o ambiente. Quando bem utilizadas, as paredes podem ser extremamente funcionais, substituindo uma entrada ou um armário, por exemplo. O importante é adotar paredes criativas no ambiente. E, caso haja necessidade de mais espaço, você pode optar por prateleiras e organizadores.

Aplique o uso das cores

A simplicidade da decoração minimalista começa na escolha das cores. O branco é a cor principal desse estilo, sendo a base de um ambiente minimalista. Além da estética, a cor é ideal para agir como difusor de luz natural.

A aplicação de tons neutros como off-white, bege, cinza e até mesmo o preto podem compor a paleta de cores. A neutralidade do branco realça todos os detalhes da decoração ao mesmo tempo em que faz os espaços parecerem mais amplos e melhor iluminados. Além disso, o branco consegue trazer sensação de amplitude, iluminação e profundidade aos espaços.

Fonte: Pinheiro Tintas

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *