Veja as principais tecnologias recém-lançadas

Poder imaginar uma casa que será preparada para o futuro é nada mais que idealizar um mundo de tecnologia em sua volta, a tecnologia nos move e estará cada vez mais presente em nossas vidas. Adaptar elementos tecnológicos no nosso dia-a-dia é ter uma ideia inteligente e por muitas vezes, sustentável e econômica, trazendo ainda mais vitalidade ao ambiente por si só.

A casa do futuro pode sentir uma pessoa no local, é comandada por vozes de seus moradores que tornam a rotina cada vez mais prática. Você já imaginou a possibilidade de um comando de voz te avisar quando acabou algo na sua geladeira e está na hora de comprar? Já imaginou um comando desligar o ferro de passar caso você esquecê-lo ligado? São essas e outras as vantagens de trazer a tecnologia para dentro de seu ambiente, afinal, a casa do futuro está cada vez mais moderna com comandos que fazem tudo sozinhos, apenas com um toque na tela de seu smartphone.

A Inteligência Artificial consiste em uma inteligência parecida com a do ser humano exibido por mecanismo ou software. É um sistema que reconhece o seu ambiente e toma decisões que maximizam as suas chances de sucesso.

Confira à baixo algumas das tecnologias que estão sendo lançadas no mercado e cada vez sendo mais populares em interiores.

 

LAZER

Está ficando cada vez mais acessível ter uma casa automizada, tem diversos tipos de aplicativos que controlamos com nosso smartphone, como desligar a luz sem precisar levantar do sofá, regular o tempo que o ar condicionado ficará ligado e até mesmo programar a limpeza da casa.

Os dispositivos como Google Home e Amazon Alexa funcionam como secretárias virtuais ativadas por comandos de voz que interagem com diversas plataformas, conectando com outros serviços e eletrônicos. Os sistemas possuem milhares de tarefas que permitem ao usuário ouvir uma música, ficar por dentro da previsão do tempo, fazer compras, acompanhar o trânsito, acender ou desligar a luz e gerenciar as atividades de casa e da agenda.

Foram lançadas também geladeiras com touch screen que identificam os produtos e os armazenam de acordo com a temperatura indicada. Já imaginou você trabalhando e poder por a cerveja na temperatura correta apenas com um clique de onde quer que você esteja? Caso da incrível SmartBeer, da Consul que foi a primeira cervejeira 100% conectada e tem gestão de estoque, ou seja, você pode curtir a festa em casa sem se preocupar se a bebida vai acabar ou não. Ao ter o estoque reduzido, a cervejeira avisa o dono, que pode comprar mais bebidas via aplicativo, em qualquer lugar e horário, a parceria foi feita com a Ambev e garante cerveja geladinha em até uma hora.

O que é o caso dessa torradeira que permite que você veja como vai o andamento da sua torrada, podendo tirá-la quando achar necessário.

Para aqueles que gostam de cuidar da alimentação de uma forma equilibrada, foi lançada uma tábua de carne diferente que se conecta ao seu iPad e te permite medir as calorias dos alimentos, como também a quantidade de gordura, proteína, carboidrato e outros nutrientes.

Ou então uma frigideira que te informa a temperatura correta que deve ficar e quantas vezes um alimento deve ser virado ou mexido. Essa frigideira faz.

E um aparelho que possa te dizer o quanto fresco está o seu alimento? Uma vez conectado sem fio ao seu smartphone via aplicativo, ele mede os níveis de gás da carne crua, analisa os resultados e informa instantaneamente se a carne está fresca e segurança para comer.

SEGURANÇA

A tecnologia vem invadindo as nossas casas e com ela trazendo um sistema cada vez mais eficaz para segurança interna e externa, para ambientes comerciais e residenciais.

A aplicação da tecnologia na segurança atualmente proporciona oportunidades de prevenção e de proteção que, no passado, só eram possíveis na imaginação dos autores de ficção científica.

Para fechar uma porta, por exemplo, não é mais preciso chave, com as fechaduras inteligentes podemos entrar em casa de maneira segura, com reconhecimento facial e digital, assim sendo necessária a entrada e saída de quem for cadastrado com uma senha numérica sem ser preciso o auxilio de chave, sem falar nos comandos mais modernos que permitem que você abra a porta com comando de voz, verifica se trancou a porta tudo por meio de seu smartphone.

Os interfones estão com câmeras de alta resolução, um microfone eficaz e alto-falantes de alta qualidade, assim quando alguém toca o interfone você pode abrir ou não a porta através de um aplicativo vinculado ao seu smartphone de uso pessoal, podendo saber quem está na sua porta de onde quer que esteja tornando a casa ainda mais segura.

O olho mágico inteligente consiste em uma espécie de visor que permite que você consiga ver o ambiente ampliado, com uma maior visibilidade de espaço, conectado a uma câmera que você pode assistir de onde quer que esteja, e se necessário, não abrir a porta quando for aquela visita indesejada.

ECONOMIA

Desde o final de 2012, a energia solar no Brasil se tornou uma opção para os consumidores que desejam gerar a sua própria energia, através da instalação dos chamados sistemas fotovoltaicos. Desde então, o número desses sistemas instalados só cresceu no país e, nos últimos anos, com a oferta de incentivos e linhas de financiamento, além da queda de preços da tecnologia, acelerou de tal forma que o país já se destaca no cenário internacional.

Tem como principal vantagem o benefício da economia e redução de quase todo o custo nas contas de energia elétrica, assim, toda a energia consumida em sua casa passa a vir, direta ou indiretamente, do seu sistema, conseguindo economizar então até 95% na conta de energia elétrica.

Porém tem como principal desvantagem o fato de que ela se encontra difícil de adquirir para algumas pessoas que não tem conhecimento sobre linhas de financiamento de baixo custo. É muito comum ouvir que a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica no Brasil é cara, quando ainda não se encontra formas de obtê-la, sendo que na verdade, como foi no caso do automóvel, do computador e do telefone móvel, que quando lançados também pareciam ser artigos de luxo, hoje já são parte integrante da vida da maioria da população brasileira.

Já ouviu falar em um piso que gera energia a cada passo que é dado dentro de casa? Trata-se de um tapete capaz de produzir energia através de uma simples pisada, o novo piso funciona de maneira bem simples e funcional: abaixo da cobertura de borracha do tapete, uma placa de absorção de energia está instalada e pronta para converter a energia cinética que é gerada por pisadas em elétrica, em seguida, o material armazena toda a energia que pode ser usada para as mais diversas finalidades.

 

Diulie Ferreira

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *