Uma estante, sem iluminação, é apenas uma estante. Uma estante com iluminação bem pensada vira uma obra de arte.

Destacar de forma correta boas peças de decoração em uma estante ou transformar a própria marcenaria em referência no ambiente é uma tarefa que a iluminação assume para si. Em fitas, nos abajures ou iluminação direta quem faz isso pela decoração é o LED – confira nos projetos selecionados abaixo:

As arquitetas Francisca Reis, Guta di Pietro e Carolina Grinberg, da Anexo Arquitetura, assinaram o Living e Sala de Jantar da Casa Cor SP 2015. O grande protagonista era uma estante de 15 metros de comprimento, que preenchia completamente uma das paredes do espaço. Desenhado pelo trio e executado pela Castellani Móveis, o móvel recebeu fitas de LED e abajures bem posicionados para dar destaque às obras de arte e composição de livros.

 

O Living Sublime na Casa Cor SP 2015, das arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, trazia peças criadas pela dupla e obras de arte. Duas estantes, destacadas por fitas de LED nas prateleiras e minidicroicas posicionadas no forro de gesso exibiam livros, pequenos objetos e arranjos verdes. “Utilizamos LEDs nas estantes em quase todos os nossos projetos – quase sempre em forma de fita”, contam as profissionais.

 

E, para quem também quer destacar acessórios de decoração com a iluminação de LED, como neste apartamento feito por Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, a dupla dá dica: “Antes, é preciso pensar qual o tipo de peça vai ser utilizada no móvel, assim pode-se projetar uma luz pontual, como a minidicroica, ou linear, como a fita de LED. Esta última pode ser usada na frente da prateleira ou na parte de trás, criando efeitos diferentes”.

 

além das peças comercializadas no espaço, a estante verde da Loja Casa Cor 2015, de Maurício Arruda, também caiu no gosto dos visitantes. Para destacar ainda mais os objetos nela dispostos, o profissional utilizou fitas de LED nos nichos do móvel. “Elas são ideais para esse tipo de iluminação, pois é difícil encontrar lâmpadas no mercado com dimensões apropriadas para isso. Neste projeto, iluminamos a parte posterior das estantes para valorizar o fundo colorido e as peças expostas”, comenta o arquiteto.

 

No Quarto do Menino, assinado por Patricia Pasquini em Casa Cor SP 2015, um dos grandes destaques era a dupla de estantes com prateleiras tortas. “O móvel foi projetado para receber a fita de LED embutida, sem que esta ficasse aparente, dando destaque apenas para a iluminação refletida no painel de madeira high gloss”, explica a designer de interiores.

 

Fonte: Casa Abril

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *