O Estilo Industrial surgiu na cidade de Nova York nos Estados Unidos, em meados do século XX, mais preciso entre a década de 50 e 70, onde galpões e prédios comerciais que eram abandonados nas grandes cidades, começaram a ser utilizados como alojamento para novos habitantes, tendo como princípio o uso originário da aparência estrutural, que por sua vez, serviria como decoração.

Esse estilo se caracteriza por não esconder certos elementos de construção, que nos outros estilos normalmente estão escondidos ou revestidos, como acontece com as tubulações de água, instalação elétrica, canos, tijolos e com o concreto.

Mais conhecido como Loft, logo ganhou espaço em ambientes recém-projetados, onde era previsto utilizar parede de tijolos primordiais, o uso da afiação e canos de tubulação exposta, o aspecto cru, tons acinzentados, e uma estrutura toda fabril não seria mais um mero descuido, e sim, uma nova tendência a ser lançada.

Mesmo trazendo memórias para ser ligadas ao Estilo, não é preciso deixar a decoração tão fria, não é necessário restringir sua paleta de cores ao branco, cinza ou preto, pois a escolha de uma cor de destaque pode aquecer o ambiente, é preciso que o ambiente seja acolhedor e bem apessoado, de uma forma bem pessoal, trazendo equilíbrio e harmonia entre os materiais.

 

 

Cimento queimado

Apostar em cimento queimado é uma ótima ideia, além de ser atemporal tem como custo benefício bem mais em conta que outros materiais, sendo uma opção mais moderna para quem quer poupar.

Porém é preciso ter alguns cuidados, pois é um piso bastante escorregadio, não sendo indicado para áreas molhadas, além de ser mais poroso e fácil de manchar, tirando suas características originais.

O cimento queimado dá uma sensação de amplitude no ambiente por ser um piso contínuo, dando a impressão que é maior, além de ser atrativo.

 

Tijolos Aparentes

Os tijolos aparentes são outra característica do Estilo, o acabamento fica exposto em pisos e paredes, trazendo uma sensação de aconchego, além de ser muito versátil.

 

Preto e Branco no Industrial

Quando se utiliza essas cores, a tendência é deixar o ambiente moderno e, ao mesmo tempo, atemporal. Porém, para que o espaço não fique com a sensação de frieza, use elementos aconchegantes na decoração, como luzes amarelas para aquecer o ambiente, móveis em madeira, variedade de vegetações, quadros decorativos, entre outros elementos, fará toda a diferença.

 

 

Tubulação Aparente

O que é muito visto na decoração de Interiores com pegada no Estilo Industrial é a presença de canos expostos, onde passam fiações de energia elétrica, tem como vantagem de ser mais flexível e permitir uma maior liberdade na hora de estipular quais serão os pontos de luz, tomadas e afins.

Há a possibilidade de criar diferentes tipos de decoração com os canos aparentes, criar desenhos que servem como quadros decorativos e também o uso de lâmpadas crindo diferentes tipos de luminárias, a dica é abusar da criatividade, pois o custo é bem baixo.

 

A Utilização de Acessórios

Essa é uma boa alternativa para quem esta decorando e quer deixar o ambiente com uma pegada Industrial, porém, não quer mexer na estrutura que já está pronta.

Apostem em acessórios como pendentes, quadros, luminárias, tapetes, e alguns elementos decorativos remetentes de cimento e ferro.

Porém o uso de vegetações, louças em cobre e almofadas com cores mais vivas são bem vindas também quebrando um pouco do ambiente.

É preciso ter bastante cuidado na hora de decorar um ambiente Industrial, pois o uso abusivo de itens decorativos mais a utilização da estrutura original como tijolos e canos aparentem, podem deixar o espaço muito carregado, é preciso ter um equilíbrio na hora de decorar.

 

 

Sua estética é livre dos conceitos tradicionais da arquitetura e do design, demonstrando independência e flexibilidade.

Deu para perceber que opções não faltam na hora de deixar a decoração com Estilo mais Industrial, né!?

Resta então, deixar a criatividade rolar, e apostar em tons neutros com estrutura original, assim como o uso da madeira e luminárias de tom amarelado para quebrar a frieza do ambiente, que além de ficar mais lindo é também versátil, e uma boa opção para quem quer economizar e dar aquela repaginada na casa, fica aqui então, a minha dica.

 

 

 

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *