A iluminação é fundamental para que a decoração tenha o efeito esperado. Ela influencia no aconchego, realça as cores escolhidas e transforma a estética do ambiente decorado. Mas é importante ressaltar que ela não é etapa exclusiva da decoração, ela deve vir desde o projeto de construção, ajudando a aumentar a incidência de luz natural e a melhorar o espaço. Por isso, existem truques infalíveis que ajudam a otimizar o ambiente combinando luz natural e artificial. Confira alguns e deixe os ambientes iluminados!

Iluminar potencializa o ambiente decorado

Entre os tipos de lâmpada, posicionamento e projetos civis, existem inúmeras maneiras de deixar o ambiente decorado com iluminação. O trabalho em conjunto de arquitetos, engenheiros e decoradores, traz para o espaço não só a melhor condição de luz natural, mas a melhor técnica para que as lâmpadas artificiais tenham desempenho excelente, potencializando a decoração que pode ser planejada em conjunto ou separadamente. Então é só aproveitar os truques e melhorar o ambiente decorado.

ambiente-decorado-sala-natural

ambiente-decorado-cozinha-e-copa

Mix de luz natural e artificial

A presença dos dois tipos de luz, é a melhor solução de iluminação para ambientes decoradosLuz natural transmite tranquilidade e proporciona bem-estar, além de exigir menos da luz artificial e de energia elétrica, por iluminar a maior parte do dia. O uso de lâmpadas fica para a noite, mas é necessário usar o modelo ideal para cada ambiente. Complemente o ambiente usando acessórios como lustres, luminárias, abajures, pendentes e arandelas, se for o caso. É importante combinar a iluminação com peças de decoração.

 

Lâmpadas artificiais

Existem basicamente três tipos de lâmpada: incandescente, fluorescente e halógena. Escolher o modelo adequado para cada ambiente decorado, depende de uma série de fatores, começando pelo posicionamento da casa ou edifício. Quando as janelas ficam opostas a entrada de luz, as lâmpadas incandescentes são mais indicadas por serem quentes. Ambientes posicionados na direção da luz, podem usar lâmpadas fluorescentes (mais econômicas) e as lâmpadas halógenas, que possuem menor potência.

ambiente-decorado-lampada-incandescente

ambiente-decorado-fluorescente

Otimizando a luz natural

Espaços que recebem luz direta e natural, podem utilizar alguns métodos para potencializar a iluminação. O primeiro é, sem dúvidas, investir em janelas grandes, aumentando a entrada de luz. Depois, use branco para os móveis e até paredes. O branco reflete, espalhando a luz por todo o ambiente decorado com detalhes em diferentes cores, formatos e texturas.

Sala iluminada

Lugares sociais como a sala precisam de iluminação mais intensa. Você pode utilizar mix de lâmpadas fluorescente e incandescente, assim você tem o ambiente iluminado de forma uniforme e aconchegante, com pontos de luz quente. Já a sala de TV, merece iluminação especial para dar a sensação de cinema sem que reflita na tela. Todos os tipos de acessórios de iluminação caem bem na sala, lustres são ótimos para salas com dois ambientes e na sala de TV você pode optar por luminárias de chão.

ambiente-decorado-sala-moderna

ambiente-decorado-sala-colorida

ambiente-decorado-sala

ambiente-decorado-luz-incandescente

Luz no quarto

Quarto é lugar de descanso. Seja ele para casal, crianças ou solteiros, a iluminação é sempre a mesma: aconchegante e tranquila. A lâmpada mais indicada é a incandescente, por ser calorosa e menos intensa, deixando a iluminação perfeita para relaxar. A ideia é usar acessórios de iluminação nas mesas de cabeceira, invista em abajures e luminárias de todos os tipos para compor a decoração do quarto.

ambiente-decorado-quarto-solteira

ambiente-decorado-quarto-infantil

ambiente-decorado-quarto-casal

ambiente-decorado-quarto-branco

Iluminação para banheiro

O banheiro utiliza lâmpadas mais charmosas na pia, elas melhoraram a visão nas atividades em frente ao espelho, por exemplo. Se o banheiro for inteiro branco, você pode apostar em arandelas coloridas para a iluminação do espelho, outros acessórios de iluminação como o lustre ou luminária de teto, funcionam muito bem em banheiros grandes. O lustre é muito utilizado em banheiros vintage. A iluminação natural proporciona suavidade para o espaço, então se puder, tenha janelas grandes.

ambiente-decorado-branheiro

ambiente-decorado-banheiro-elegante

Muita luz na cozinha

A cozinha é o ambiente multiuso da casa, utilizado para várias atividades que exigem atenção e também para convívio, por isso, a entrada de luz natural é essencial. Para decorar e iluminar a noite, use lustre na cozinha, existem vários modelos sofisticados que dão ar clean e moderno para o ambiente. E lembre-se de apostar nas cores para destacar.

ambiente-decorado-com-luz-natural-na-cozinha

ambiente-decorado-cozinha-natural

ambiente-decorado-cozinha-rustica

ambiente-decorado-iluminacao-cozinha

Como harmonizar iluminação, decoração e cores

Você pode aproveitar as cores para definir o tipo de iluminação e realçar o ambiente decorado. Cores quentes por exemplo, principalmente em paredes, se destacam com luz quente. Cores frias como o azul, precisam lâmpadas que simulam a luz do dia. Branco e luz natural caem bem em qualquer parte da casa , então não deixe faltar esses itens!

Para deixar o ambiente decorado e iluminado com muito charme, visite a seção de iluminação do Montacasa que dão toque especial para a estética do ambiente.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *